Inspiração: ela abre seus olhos, e com isso seu cérebro começa a trabalhar. Mais do que isso, ela também é uma força poderosa que libera novas ideias.
Se você precisa de inspiração para um projeto de design gráfico, não existe forma melhor de se motivar do que vendo boas obras em ação.
Entre imaginar a tecnologia que nos levará para o futuro e desafiar as barreiras da comunicação visual, os designers são parte essencial de um mundo que está mudando em alta velocidade e que desafia a todos nós.
Queremos compartilhar com você a nossa seleção de designers famosos e incríveis que nos inspiram e estimulam nossa criatividade.
01. Aaron Draplin
Direto de Detroit, Aaron Draplin é um designer autodidata que descobriu seu talento enquanto praticava snowboard quando tinha 19 anos. Depois de passar dois anos lendo um monte de livros sobre design, ele conseguiu sua primeira oportunidade criando gráficos sobre snowboard, marcando o início de uma carreira de muito sucesso.
02. Erik Marinovich
“Lettering é como um trabalho braçal — é um trabalho repetitivo e demorado, mas quando você termina… tem algo concreto para mostrar.” Motivado por uma abordagem tátil das fontes, Erik Marinovich é um designer de lettering de São Francisco e cofundador do blog popular Friends of Type.
03. Richard Perez
Richard Perez cria ilustrações que fazem até a sua imaginação sorrir. Com uma carteira de clientes de peso, como Google e Facebook, e até a banda de indie pop Death Cab for Cutie, o estilo autêntico de Perez abrange uma variedade de perfis.
04. Lauren Hom
Lauren Hom é uma artista do Brooklyn muito conhecida por suas paletas de cores brilhantes e fontes divertidas. Quando ela não está criando para clientes como a TIME Magazine e o Youtube, você pode vê-la trocando lettering por almoço em Nova York.
05. Violaine & Jeremy
Mundos cheios de capricho e paletas de cor pastel fazem parte do trabalho da dupla francesa composta por Violaine Orsoni e Jeremy Schneider, mais conhecidos como Violaine & Jeremy. De ilustrações curiosas a editoriais para revistas corporativas, o talento da dupla supercriativa é muito amplo. Siga-os no Behance para apreciar o trabalho.
06. Frank Chimero
Com caderninho e caneta sempre em mãos, Frank Chimero faz reflexões sobre design que resultam em ótimos comentários. Além de escrever e falar com frequência sobre design, Chimero mantém o Another, um estúdio de design focado no meio-termo entre “digital e analógico, arte e comércio, alcance e ressonância”. Recentemente, o estúdio transformou as entrevistas icônicas da publicação online The Great Discontent em um material impresso bianual.
07. Sean McCabe
Quando Sean McCabe lançou sua série de cursos de letras manuscritas, o faturamento foi de seis dígitos só nos três primeiros dias. Para os amantes das letras, essa série trata de tudo, desde hierarquia de composição até logomarcas customizadas, digitalização, venda, licenciamento e contratos de design; é um dos conteúdos mais especiais e enriquecedores da internet.
08. Alex Trochut
Trabalhando entre sua cidade natal, Barcelona, e o Brooklyn, Alex Trochut cria designs famosíssimos, que transformam a ideia da corrente minimalista moderna. Trabalhando com clientes grandes como Absolut, Coca-Cola e The New York Times, o lema de Trochut é: “Mais é mais”, e é muito fácil notar isso em seu trabalho.
09. Viktor Hertz
Viktor Hertz é o criador do The Noun Project, que é, talvez, a coleção de ícones mais bonita e completa da web. O artista tem uma queda declarada por pictogramas e outras formas simples, e cria pôsteres de ícones e logos para seus clientes, como a Ikea, além de trabalhar regularmente em seus projetos pessoais.
10. Lotta Nieminen
Não são muitos os artistas de 29 anos que conseguem ter seu próprio estúdio em Nova York e, de quebra, conquistar clientes como Hermès, Google e The New York Times. Não bastasse tudo isso, Nieminen já figurou na lista “30 abaixo dos 30” da Forbes e venceu o prêmio ADC Young Guns. Veja o portfólio de Lotta Nieminen e confira com seus próprios olhos as incríveis obras da artista, que tem um talento excepcional para formas puras e paletas de cores arrasadoras.
11. John Maeda
Quando John Maeda se tornou o presidente da Escola de Artes de Rhode Island (RISD), perguntaram-lhe se ele traria a RISD para o futuro. Sua resposta? “Eu vou trazer o futuro de volta para a RISD.”
Ensinando que a tecnologia deve servir para simplificar as nossas vidas, e não complicá-las, Maeda é um expoente no campo do design digital. No passado, Maeda trabalhou como professor e pesquisador no Laboratório de Mídia do MIT. Recentemente, ele se tornou sócio da Kleiner Perkins & Byers – uma empresa do Vale do Silício – e também faz parte do Conselho de Design do eBay.
12. Mike Perry
Pergunte a Mike Perry a razão pela qual ele trabalha com design; ele vai responder que é para te impressionar com suas linhas, formas, cores e ideias. Trabalhando com livros, revistas, filmes e jornais, Perry ilumina os espaços por onde suas obras passam.
13. Llew Mejia
“Tecidos, moda, arte folk, papéis de parede e todos os tipos de doces.” Llew Mejia é um ótimo exemplo de designer cujos interesses jorram pelo trabalho. Responsável pela criação de obras maravilhosamente coloridas e texturizadas para clientes como Adidas, Reebok e Element, Mejia está em plena ascensão.
14. Timothy Goodman
O que acontece quando dois bons amigos, com problemas opostos em seus relacionamentos, encontram-se solteiros? Quando esses dois amigos têm bastante audácia e talento, como Timothy Goodman e Jessica Walsh, o resultado é uma obra simplesmente impressionante: 40 Days of Dating.
A história, que começou como um blog, pode ser descoberta através das várias páginas bem desenhadas do livro de mesmo nome.
A leitura é uma ótima opção para o fim de semana, e além do bom conteúdo textual, você também pode conferir a criatividade visual do casal.
Além disso, Goodman também pode ser descrito como designer, ilustrador, escritor e diretor de arte. Atualmente, ele dirige o próprio estúdio e trabalha com clientes como The New York Times, The New Yorker e Time. Com projetos que vão de design de logos e editoriais a murais de escritórios e plataformas de skate, o portfólio de Goodman é um parque de diversões.
15. Chuck Anderson
Aos 18, Chuck Anderson trocou a faculdade pelo trabalho como freelancer. O resultado? NoPattern, uma agência de publicidade que permitiu que ele trabalhasse com clientes como Microsoft, Nike e Reebok, enquanto a maioria dos seus colegas ainda estava na faculdade de artes. Veja seu portfólio para conferir um trabalho vívido e incrível, e ouça-o entrevistando os artistas que o inspiram aqui.
16. Dan Cassaro
Um verdadeiro nova iorquino, Dan Cassaro e seus trabalhos foram compartilhados por clientes como The New York Times, Rolling Stone, Wall Street Journal e muitos outros. Cassaro tem um estúdio no Brooklyn com o foco em trabalhos como criação de letras e design de logos.
17. Dana Tanamachi
A artista do Brooklyn Dana Tanamachi passa o dia em seu ateliê criando tipografias customizadas para editoriais e marcas de estilo de vida, comida e moda. O amor de Tanamachi por seu trabalho manual é evidente em cada detalhes de suas obras.
18. Dave Foster
“Uma presença visual poderosa é essencial para que qualquer mensagem sobreviva ao barulho dos dias de hoje”, diz Dave Foster, descrevendo sua motivação para o trabalho. O artista australiano desenha fontes para estúdios de design, marcas e indivíduos de todo o mundo.
19. David Carson
Um resultado da subcultura do sul da Califórnia, Dave Carson começou a brincar com design gráfico nos anos 80. Depois de trabalhar para revistas de surf, Carson ficou conhecido por suas fontes “sujas”, que muitas vezes são até maravilhosamente ilegíveis, por mais paradoxal que isso seja.
20. Jacob Cass
Se você está pensando em se tornar um designer, Jacob Cass e sua atitude proativa vão te impressionar. Natural da Austrália, com 26 anos de idade, Cass dirige sua agência, Just Creative, e trabalha para a Ammirati em Nova York.
Confira seu blog e aprenda várias dicas de design, o que com certeza vai facilitar o seu processo de criação.
21. Alex Center
De acordo com seu site, Alex Center conheceu o rapper 50 Cent, que lhe disse: “você deve achar que é muito especial”. Sua resposta? Nenhuma. Ele ficou nervoso e começou a suar. Em sua defesa, isso não foi um problema para um artista tão jovem e talentoso, que já tinha a Coca-Cola como cliente. Com um portfólio impressionante, Center trabalha com campanhas de marca de renome, como Vitaminwater, Smartwater & Powerade.
22. Jason Santa Maria
Jason Santa Maria é o fundador de uma empresa de design no Brooklyn, a Mighty, Designer Sênior na Vox Media, autor do On Web Typography e cofundador da A Book Apart, uma coleção de livros curtos para web designers. Santa Maria é uma ótima fonte de conhecimento e inspiração para tipografias e web design.
23. Jessica Hische
Detalhes delicados, ilustrações cheias de capricho e textos em negrito definem o estilo da designer Jessica Hische. Seu carisma é facilmente notado em seus trabalhos para clientes como Wes Anderson e Penguin Books.
24. Jessica Walsh
Dois anos depois de começar a trabalhar no New York Design Studio Sagmeister Inc., Jessica Walsh se tornou sócia, aos 25 anos. Apesar de sua idade, o trabalho de Walsh é muito reconhecido, e ela recebeu prêmios como o Young Guns e apareceu na lista de jovens talentos da Forbes.
Confira o trabalho dela na obra (já mencionada) 40 Days of Dating, inspirada na relação amorosa que ela teve com Timothy Goodman por 40 dias, e que resultou em um livro de riquíssimo conteúdo visual.
25. Jon Hicks
Jon Hicks escreveu um livro com um título muito sugestivo: The Icon Handbook. Ele é muito conhecido por seu trabalho nos logos do Firefox e do Mailchimp, assim como os projetos recentes de ícones para o Spotify e o Skype.
26. Dan Cederholm
Dan Cederholm é um dos cofundadores da Dribbble, uma comunidade virtual vibrante, marcada nos computadores de quase todos os designers. Cederholm se descreve como “um defensor de longa data dos princípios do web design”. Para descobrir mais sobre o artista, confira seu livro mais recente:Sass for Web Designers.
27. Joshua Davis
Joshua Davis é um designer, artista e skatista. Ele é mais conhecido por ser uma das primeiras pessoas a oferecer arquivos open source em Flash em um site chamado Praystation.com, que ele depois disponibilizou para o público. Seu amor pela tecnologia e atenção aos detalhes é facilmente percebida em cada parte do seu trabalho.
28. Joshua Smith (ou Hydro74)
Reconhecido por sua tipografia, que parece ter sido criada com a alma, além de suas ilustrações incríveis, Joshua Smith é um artista de Orlando. Ele também é conhecido como “Hydro74”. O trabalho de Smith é muito original e elaborado.
29. Kelli Anderson
De websites interativos a convites de casamento experimentais, Kelli Anderson é uma artista de talentos ecléticos. Você pode encontrá-la cortando, desenhando, fotografando, imprimindo, codificando ou lecionando história da arte no verão.
30. Khoi Vinh
Depois de deixar seu posto de Diretor de Design do The New York Times Online, Khoi Vinh não precisou esperar muito para explorar novos horizontes. Hoje, ele é Vice-Presidente de Experiência do Usuário no Wildcard e cofundador do Kidpost. Antes, Khoi foi cofundador e CEO da Mixel.
31. Louise Fili
Louise Fili tem apetite por bons designs. Responsável pelo estúdio que leva seu nome, Fili desenvolve um trabalho especializado na embalagem de produtos e na identidade de restaurantes.
32. Michael Bierut
Michael Bierut tem um currículo impressionante, abrangendo 25 anos como sócio do escritório de Nova York do Pentagram e Crítico Sênior em Design Gráfico na Escola de Arte de Yale.
33. Simon Prades
Simons Prades trabalha como ilustrador independente para editoriais, anúncios e filmes, bem como leciona desenho e ilustração em uma universidade alemã. Seu amor por arte experimental e abordagens fluidas de novos estilos de design dá um toque de charme a seu trabalho.
34. Mike Monteiro
A opinião de Mike Monteiro sobre o mundo do design manifesta-se nas páginas do seu livro: Design Is a Job. O livro é uma carta de amor ao trabalho árduo, ao autoconhecimento e à importância de um bom acabamento.
35. Nicholas Felton
Provando que o design de infográficos é uma arte, Nicholas Felton usa seu estilo meticuloso para criar gráficos, explorando a complexidade da nossa rotina diária.
36. Roanne Adams
Quando o New York Times nomeou Roanne Adams uma dos seis “profissionais de design mais promissores da cidade de Nova York”, eles tinham razão. O trabalho de Adams possui ideias elaboradas, paletas de cores impetuosas, e o resultado disso são puras obras de arte. Adams é agora Diretora Criativa e Fundadora do estúdio premiado RoAndCo.
37. Scott Hansen
Scott Hansen é um artista multidisciplinar da cidade de São Francisco. Ele grava músicas como Tycho e cria arte visual como ISO50. Ele é autodidata, trabalha anonimamente, e seu trabalho tem um senso artístico puro.
38. Seb Lester
Conhecido por seus designs de fonte proeminentes, além de capas de livro e impressões caligráficas, Seb Lester e sua paixão pelas letras são uma prova de como palavras e caracteres podem ser belos.
39. Shepard Fairey
Ex-estudante da Escola de Arte de Rhode Island, Shepard Fairey é o coproprietário da empresa de design Black Market. Reconhecido como artista de rua entre nomes como Space Invader e Banksy, Fairy é mais conhecido por seus pôsteres de Barack Obama e seus designs para a Obey. Em seu tempo livre, Fairey faz exposições em galerias de arte e é um skatista ávido.
40. Stefan Sagmeister
Louco e brilhante: duas palavras usadas com frequência para descrever o trabalho de Stefan Sagmeister. Ele é amplamente reconhecido por seus designs nada ortodoxos e bem provocativos que distorcem o status quo. Seus designs se baseiam em imagens desorientadas de aforismos que se autodefinem. Você pode encontrar Sagmeister trabalhando com sua parceira de design Jessica Walsh no estúdio de ambos: Sagmeister & Walsh.
41. Steven Heller
Desde escrever obituários para designers prolíficos até trabalhos como designer sênior, Steven Heller já fez muita coisa durante sua carreira de sucesso no The New York Times. Além disso, Heller já foi autor, coautor e editor de mais de 170 livros sobre design e cofundou o programa MFA Designer as Author, na Escola de Artes Visuais de Nova York, onde ele leciona atualmente.
42. Tina Roth Eisenberg
Tina Roth Eisenberg é uma artista suíça que reside em Nova York. Ao longo dos últimos nove anos, ela iniciou vários trabalhos que se transformaram em verdadeiros negócios: um espaço de coworking chamado Studiomates, uma série global de cursos chamada CreativeMornings, um aplicativo de tarefas chamado TeuxDeux e a Tattly, uma loja de desenhos de tatuagem. Tina também é conhecida como Swissmiss, por causa do seu blog popular de design e do nome que ela usa no Twitter.
43. Jon Contino
O estilo de ilustração de Jon Contino é uma mistura única de estéticas clássica e moderna. Trabalhando com marcas como Nike, Jack Daniels e New Balance, sua abordagem minimalista e moderna do design deixou uma assinatura em marcas de todo o mundo. Para ver mais de Contino, dê uma olhada em sua marca pessoal de roupas masculinas, a CXXVI Clothing Co.
44. Tom Muller
O trabalho de Tom Muller é daqueles que enchem os olhos de qualquer estudante com sonhos. As obras de Muller são cheias de ousadia, ambição e cores, podendo ser vistas em quadrinhos, cartazes de filme e branding de start-ups tecnológicas.
45. Debbie Millman
Debbie Millman é mais conhecida como a apresentadora do podcast Design Matters da Designer Observer. Quando ela não está entrevistando grandes nomes do design, Millman trabalha como diretora de design da Sterling Brands, presidida por ela – e onde ela já trabalhou na remodelação de mais de 200 marcas globais, incluindo Nestlé e Pepsi.
46. Erik Spiekermann
Erik Spiekermann é responsável por 12 famílias FontFont, incluindo FF Meta, FF Info Display e FF Unit. Com uma longa lista de conquistas, que inclui a fundação da maior empresa de design da Alemanha, a MetaDesign, e o prêmio Lifetime Achievement Award do Conselho Alemão de Design, não há dúvidas de que Spiekermann é um verdadeiro mestre do design dos nossos tempos.
46. Allan Peters
Allan Peters foi o responsável por conduzir a repaginação da marca Target e por criar o logo da Threshold, o que são feitos incríveis para qualquer designer.
48. David Airey
Trabalhando do seu estúdio na Irlanda do Norte, David Airey é especialista em identidade visual de marcas. Ele escreveu vários livros sobre branding e possui três blogs populares de design. Por conta disso tudo, Airey é uma grande referência para os designers que buscam inspiração e estudos de caso.
49. Craig Ward
Artista ocasional, autor de vez em quando e um colaborador de vários jornais, assim podemos descrever Craig Ward, que também é um artista reconhecidíssimo por seus trabalhos tipográficos.
50. Brian Hoff
Design que fala por si só: os projetos de web design de Brian Hoff são maravilhosamente exibidos em seu site.
Agora é sua vez
Pegue uma câmera, faça algumas aulas de desenho ou teste as suas habilidades gráficas por conta própria! E se mesmo assim a inspiração não chegar, lembre-se de que não existe melhor forma de se motivar do que seguindo pessoas que estão mudando o mundo com ótimos designs.
Fonte: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/50-designers-famosos-e-incriveis/