Seu currículo é um dos mais importantes projetos de design produzidos por você.
O currículo pode ser responsável pelo fracasso ou êxito de sua candidatura, pode abrir portas para novas carreiras e ser uma ótima (ou péssima) maneira de causar uma primeira impressão. Quando você envia o seu currículo, está enviando também um pedaço de você. Por isso, faça com que ele represente quem você é da melhor maneira possível. Assim como você veste sua melhor roupa para uma entrevista de emprego, é importante dar ao seu currículo o mesmo tratamento, garantindo um visual caprichado e apresentável.
Os exemplos de currículo abaixo abrangem uma vasta gama de estilos, do ultracorporativo ao ultracriativo. Confira os designs, inspire-se com algumas ideias e dê uma nova cara ao seu currículo. Através da nossa coleção de modelos de currículo, fica fácil montar o seu.
01 . Comece com o pé direito
Iniciar o seu currículo com um cabeçalho marcante, como este desenvolvido por Shed Labs para o Loft Résumés, chama a atenção para o seu nome, tornando-o mais memorável. Você também pode incluir algumas palavras-chave, que sintetizem seu perfil como candidato.
02. Dê espaço aos elementos
Este layout em estilo xadrez é, sem dúvida, impressionante, proporcionando uma seção própria a cada categoria do currículo. Ainda assim, o CV de Mikha Makhoul mantém a sobriedade através do esquema de cores preto e branco. Ele não sacrifica o profissionalismo pelo interesse visual.
03. Realce o currículo
Alguns sombreamentos bem posicionados podem realçar o seu currículo, dando ao documento uma aparência 3D e criando a ilusão de profundidade. Errol Veloso explica como ele escolheu as cores do seu design propositadamente: o azul simboliza seu lado criativo, e o vermelho simboliza seu lado analítico.
04. Enfatize o que é importante
Tente usar formas e enquadramentos para enfatizar informações. Você pode usar formas geométricas (círculos, quadrados, retângulos etc.), faixas ou linhas sólidas/tracejadas. Neste exemplo, Michael Long enquadrou seu nome e sua função para destacá-los.
05. Sincronize suas cores
Um esquema coeso de cores (azul e tons de hortelã) proporciona a este currículo em estilo infográfico, criado por Joseph Acena, um tema visual e também uma aparência ordenada e sincronizada.
06. Inverta o formato
Utilizar uma orientação horizontal (em vez do tradicional formato vertical) faz com que o currículo chame a atenção de maneira imediata. Outros pontos fortes deste currículo deJustin Schueler são o layout equilibrado (não congestionado) e o uso do espaço negativo.
07. Inicie uma conversa
Parece haver uma tendência, pelo menos nas indústrias onde você pode assumir alguns riscos com o seu currículo, de esquecer a linguagem complicada de negócios e mostrar que há um ser humano por trás do papel. Usando um tom mais coloquial – como David Elgena fez através do cabeçalho ao escrever “Olá, prazer em conhecê-lo. Aqui vai um pouco sobre mim” –, você pode estabelecer uma relação com a pessoa que está avaliando sua candidatura antes mesmo de conhecê-la.
08. Crie sua marca
Este currículo de Kyle Robertson apresenta um timbre personalizado que contém o nome do candidato e um slogan atraente. A criação de uma marca ou de um estilo pessoal (um logotipo, um esquema de cores, uma seleção de fontes interessante etc.) dá ao seu design uma camada extra de profissionalismo (e uma oportunidade para demonstrar suas habilidades). Além disso, após definir a personalidade visual de sua marca, você pode usá-la sempre que quiser – em papéis timbrados, cartões de visita, perfis de redes sociais etc.
09. Reverta as cores
Para proporcionar um toque diferenciado às cores tradicionais de currículo, experimente usar texto claro e fundo escuro, como neste exemplo de Abdullah Al Mamun. Porém, cuide para que a fonte utilizada seja legível, para que ela não se perca no fundo escuro.
10. Seja básico
Este currículo básico de Patrick Rogan usa um toque de cores vibrante e informa apenas o necessário (habilidades e experiências). Os ícones da seção de habilidades fornecem referências visuais que complementam o estilo simplista.
11. Experimente usar papel texturizado
Imprimir o seu currículo em um papel texturizado pode passar a impressão de qualidade, trabalho manual e requinte. Se uma cor diferente do branco parecer inapropriada para o seu mercado de trabalho, experimente utilizar um papel texturizado de cor branca ou em um tom cremoso, a fim de garantir um visual ultraprofissional e sofisticado. Este exemplo de S.N. Carter, impresso em papel reciclado ou feito à mão, proporciona ao currículo um visual customizado e artesanal.
12. Mantenha a simplicidade
Ao se candidatar a uma posição na qual a abordagem criativa não é apropriada, é mais seguro apostar em um currículo simples, focado no texto e com fontes nítidas. Aqui, Frank Schamhart embelezou seu currículo com o uso mínimo de cores e um pequeno retrato pessoal.
13. Ilustre suas competências
Se você estiver em busca de um trabalho no ramo das artes ou em outra indústria visual, transforme seu currículo em um miniportfólio, como fez o ilustrador Rianti Hidayat.
14. Use um layout modular
Bradley Brooks mantém seu currículo com um ar tradicional através de um esquema clássico de cores (preto e branco). Porém, ele alegra o design ao usar um layout modular e um logotipo pessoal.
15. Transforme o currículo em infográfico
Currículos em estilo de infográfico são populares e podem ser eficazes quando elaborados corretamente. Estes devem ser mais do que uma coleção de imagens bonitas; as imagens devem, à primeira vista, dizer algo sobre você e complementar ou otimizar seu texto; como este design de currículo criado por Rachel Winter.
16. Personalize o currículo
Se você estiver em busca de uma oportunidade de trabalho em uma indústria onde a aparência é importante ou o trabalho exige a inclusão de uma foto, tente integrar a imagem ao design do seu currículo. A foto, porém, não precisa ser o centro das atenções – você pode deixá-la mais sutil no design, utilizando a imagem em tamanho pequeno ou inserindo a foto atrás de uma tela colorida, como no exemplo de currículo criado por Egotype.
17. Torne o CV memorável
Vai enviar algumas cópias do seu currículo? Faça com que abri-lo seja uma experiência memorável, como Amber Van Mieghem fez com o seu currículo dobrável inteligente.
18. Use um monograma
Gostaria de inserir um pouco de criatividade no seu currículo corporativo? Experimente usar um monograma com as suas iniciais, como fez Bill Mawhinney neste exemplo de currículo. O monograma adiciona um pouco de estilo ao documento, sem fazer com que ele perca o visual tradicional. Você pode usar o mesmo elemento gráfico em sua carta de apresentação, dando à candidatura um visual caprichado e harmônico.
19. Molde o currículo
Se você tiver um pouco de liberdade criativa para montar o seu currículo, usar um documento em formato não-retangular vai, certamente, chamar a atenção – como este currículo redondo de John Mujica. Se você criar seu currículo em um formato incomum, lembre-se de manter o texto legível.
20. Destaque o seu nome
Você tem apenas um nome. Faça com que ele se torne inesquecível. Se ele é único, destaque-o. Deixe-o grande e em negrito no documento, como fez Fredrik Andresen com o currículo dele. Dê ao gerente de contratação algo em que focar.
21. Escolha as fontes cuidadosamente
A sua escolha de fontes pode mudar toda a personalidade do currículo. Por exemplo, as fontes redondas e de bordas suaves que Louis Omari usou em seu currículo proporcionam uma sensação mais casual e amigável do que fontes serifadas e de bordas mais definidas.
22. Torne o CV compatível com dispositivos móveis
Precisa mostrar suas qualificações às pressas? Publique seu currículo online e faça com que ele seja compatível com dispositivos móveis, como Julien Renvoye fez. Você pode incluir o currículo em seu site pessoal ou mesmo publicá-lo em plataformas como o LinkedIn.
23. Brinque com blocos
Use blocos de cor e/ou linhas para separar diferentes seções do seu currículo, a fim de estruturá-lo e de facilitar a navegação visual. Este modelo da Beautiful Resumes apresenta cores vibrantes – mas é possível alcançar esse mesmo efeito com um esquema de cores mais sutil.
24. Use gráficos
Se você for usar um infográfico, pense em maneiras eficazes de usar diferentes tipos de gráficos para representar suas habilidades, seus conhecimentos e suas experiências, como fez Martin Suster neste currículo.
25. Mantenha a organização
Estruturar seu currículo em colunas, como neste layout em três colunas usado por Anton Yermolov, mantém as informações organizadas, cria uma clara divisão entre seções e ajuda a manter tudo bem alinhado.
26. Insira uma barra lateral
Use uma barra lateral em seu currículo para chamar atenção para informações extras (ou importantes) que você deseja destacar. Aqui, Ola Hamdy usou uma barra lateral colorida para separar suas informações pessoais e de contato dos detalhes profissionais e educacionais.
27. Seja criativo
Embora este currículo tenha bastante texto, Gershom Charig utiliza um esquema de duas cores e uma nuvem de palavras para representar a abrangência de suas competências e experiências de forma criativa.
28. Seja criativo: Parte 2
Similar, em termos de função, à nuvem de palavras do exemplo acima, vários tamanhos de círculos representam a proficiência de Silviu Schiau em diversas áreas neste currículo, tais como gerenciamento e design. O tamanho de cada círculo corresponde ao nível de experiência do profissional – uma maneira original de ilustrar suas principais competências.
29. Incentive a interação
Dê à pessoa que está olhando o seu currículo um motivo para saber mais sobre você. Incluir um link do seu website ou portfólio (ou mesmo um código QR, como Krysten Newby fez neste exemplo) é uma boa maneira de estimular a curiosidade.
30. Gabe-se um pouco
Se o seu histórico de trabalho inclui grandes empresas que possuem logotipos famosos, destaque-os em seu currículo.Tamás Léb inseriu um espaço no seu CV para isso, chamando a atenção até com uma simples passada de olho.
31. Escolha um tema
Um tema pode ser o ponto de partida para a elaboração de um design diferenciado e para encontrar maneiras inovadoras de apresentar suas informações. Neste exemplo, o tema laboratorial de Peter Kisteman produz um efeito visual forte e fornece ao seu perfil artístico uma dimensão experimental e científica.
32. Use uma pasta
Colocar seu currículo dentro de uma pasta ou de outro tipo de suporte proporciona mais oportunidades para mostrar suas experiências e realizações – além disso, esse recurso tátil extra torna seu currículo memorável, como neste design de S1M. A linha de tempo vertical, localizada na parte de fora, proporciona uma representação visual imediata do histórico de carreira do candidato.
33. Use uma cor de realce
Este design tradicional em preto, branco e cinza de Brice Séraphin ganhou um realce especial através dos tons de turquesa. Esse tipo de efeito pode ser conquistado com qualquer cor – e você pode deixar esse realce mais leve, dependendo do seu ramo; porém, os tons vibrantes proporcionam um impacto diferenciado.
34. Crie um pacote
Se a competição for acirrada, tente se destacar com um pacote de currículo que proporcione a você mais espaço para demonstrar suas habilidades. Desenvolva sua marca pessoal e inclua mais informações do que aquela área de uma página de currículo permite. Aqui, Sabraé Precure usa um esquema de cores diferenciado e ilustrações customizadas para fazer com que o currículo se destaque.
35. Combine estilos
Este currículo deGabriel Valdivia combina um formato tradicional (seções típicas, datas, descrições curtas) com elementos gráficos que proporcionam um toque mais pessoal.
36. Seja sagaz
Como quem diz que um currículo de papel comum não é bom o suficiente, Alison Rootapresenta o seu de maneira sagaz, mostrando que pensa fora da caixa.
37. Seja vívido
Este exemplo de currículo, criado por Rahul Chakraborty, possui tipografia em negrito e cores vibrantes, proporcionando um visual de alto impacto que não passa despercebido.
38. Use senso de humor
Pode haver momentos em que é bom deixar seu senso de humor aflorar em seu currículo. Isso torna o documento mais pessoal e simpático. Por exemplo, veja o guia fonético que Nick Iannuccilli ofereceu para ajudar na pronúncia do seu sobrenome.
39. Enquadre seu currículo
O uso de borda é uma boa maneira de adicionar um pouco de cor ao currículo sem perder o ar profissional, como neste exemplo de Evelien Callens.
40. Meio-termo e sincronização
Estilisticamente, este design é um bom meio-termo entre currículos comuns e criativos. O layout, predominantemente tradicional, usa elementos gráficos com moderação e propósito. Como toque especial, Dan Hernandez utilizou o mesmo estilo do CV em sua carta de apresentação, que é uma ideia inteligente se a sua candidatura envolver o envio de múltiplos documentos.
41. Destaque-se
Às vezes, é preciso fazer tudo o que está a seu alcance para ser notado. Para uma ilustradora como Lucia Paul, desenhar o currículo à mão não é apenas algo apropriado para a sua indústria, como também proporciona uma maneira de demonstrar suas habilidades.
42. Cresça ou desapareça
A combinação de tipografias grandes e em negrito, um esquema de cores de alto contraste e uma apresentação bem organizada garantem que o currículo de João Andrade não passe despercebido.
43. Vá direto ao ponto
Nada de explicações longas sobre trabalhos realizados. Aqui, apenas o essencial – o suficiente para despertar o interesse de alguém que queira saber mais sobre Gianina Santiago e seu histórico profissional.
44. Seja minimalista
Fontes não-serifadas e nítidas, pouco texto e muito espaço em branco dão ao currículo de Maxat Malbekov um visual elegante, fácil de conquistar se você condensar seu currículo, inserindo apenas as informações mais relevantes.
45. Comprima as informações
Se você precisa colocar muitas informações em apenas uma página, siga a proposta deste design criado por Halle Rasco e use fontes fáceis de ler e títulos claros para cada seção.
46. Seja conservador
Precisa manter seu currículo conservador? Um layout de duas colunas e o uso de uma cor em tom corporativo (azul-cinza) dão a este currículo tradicional de ResumeBaker um toque extra.
47. Seja você
As ilustrações de Syril Bobadilla são românticas e infantis, e seu currículo reflete este estilo. Observe como ela também combinou os cartões de visita com o currículo, para manter a coesão da marca pessoal.
Mesmo que sua indústria não permita tanta expressão criativa, manifeste sua personalidade de maneiras sutis, como através da escolha de uma fonte ou de uma cor.
48. Faça experimentos com o layout
Currículos não precisam ser sempre lidos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Você pode brincar com o layout do seu currículo para usar o espaço disponível de uma maneira visualmente mais interessante, como neste exemplo de Milena Filipova.
49. Utilize grids
Você pode usar uma estrutura de grid para organizar seu currículo e facilitar a navegação, assim como fez Orlando Silva com este modelo. Se aplicável, você também pode tentar incluir algumas amostras do seu portfólio no currículo, para que suas habilidades sejam visíveis logo de cara.
Como você pode ver nos exemplos acima, há muitas coisas que você pode fazer para destacar seu currículo. Mas independentemente do estilo ou do formato que você escolher, há algumas coisas que você precisa garantir:
- Texto legível e sem erros de ortografia ou gramaticais;
- Estilo apropriado para o setor (se não tiver certeza, opte por um design conservador);
- Informações atualizadas e precisas.
Fonte: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/49-modelos-de-curriculo-inspiradores/