Tutorial e dicas para você apresentar o conteúdo de suas stories com muito estilo!
Compartilhar imagens que contam histórias. Com uma ideia simples assim, o Instagram está influenciando cada vez mais a nossa maneira de expressar ideias visualmente.
Pense em como você tirava suas fotos antes e depois de criar sua conta no Instagram. A transformação é tão intensa que nem parece que essa rede social tem menos de 10 anos — e já estimula o engajamento entre bilhões de pessoas todos os dias.
E por falar em crescimento e atualização, que tal personalizar os ícones de destaque das stories que aparecem junto à sua foto do perfil? Essa estratégia é fantástica para atrair atenção para seu feed, além de tornar a sua identidade visual ainda mais marcante.
Então aproveite as dicas a seguir e deixe suas capas para destaque do Instagram com um estilo convidativo e descolado, usando o aplicativo do Canva no seu celular.
O boom das stories do Instagram
No final de 2009, o aplicativo que hoje conhecemos como Instagram ainda era uma ideia em andamento nos Estados Unidos — com o nome de Button.
De lá para cá, ele só tem crescido. E segue conquistando novos usuários à medida em que você lê este texto.
Mas a influência dessa rede social focada em imagens vai muito além dos números.
Isso porque os usuários não se inscrevem apenas para uma olhadinha. Eles usam o app com frequência para compartilhar fotos, vídeos e histórias criadas exclusivamente para postar no Instagram.
Dessa forma, pessoas e marcas dos mais variados segmentos aproveitam para mostrar o que estão fazendo, além de exibir produtos e aproximar suas mensagens do público que desejam conquistar.
E o Instagram sabe manter essa efervescência.
Desde a popularização das hashtags, seus criadores têm incorporado novidades e recursos que mantêm as pessoas sempre conectadas à rede — como é o caso das Insta Stories.
As stories do Instagram aparecem bem no topo do feed e transmitem a sensação de que você pode “dar uma espiada” no que anda rolando nos outros perfis. Além de mostrar os seus momentos mais interessantes com o mesmo frescor.
Essas imagens só ficam visíveis por 24 horas, mas o sucesso do recurso foi tão grande que a rede abriu espaço para uma espécie de galeria de destaques. Assim, os usuários podem expor uma coleção dessas imagens em caráter permanente.
Melhor ainda: os destaques aparecem junto com o perfil e podem ser organizados por temas, dando pistas sobre o tipo de conteúdo que pode ser visto naquele feed.
Então vale a pena esbanjar estilo para ganhar relevância no Instagram.
Mais do que liberar o acesso a algumas imagens depois que as stories saem do ar, um belo conjunto de capinhas agrega valor e reforça a pegada do perfil.
Sem falar que as pessoas passam mais tempo espiando o seu conteúdo — o que acaba estimulando o engajamento — porque quando uma coleção termina, a próxima já começa a ser exibida. Um ótimo passatempo!
Confira agora como você pode criar seus próprios modelos para capa de destaque, usando o aplicativo do Canva no celular e publicando direto no Instagram.
Tutorial: Capa para destaque do Instagram no app do Canva
1. Baixe o aplicativo no seu celular
O app do Canva é grátis e está disponível para Android e iOS. Para fazer seu registro, é só inserir um e-mail ou usar seu ID do Facebook ou Google. Com ele, você também pode acessar a plataforma a partir do site em qualquer computador.
Isso é tudo o que você precisa para começar a criar sua primeira capa de destaque — e outros designs incríveis — com recursos de edição que conferem um visual profissional às suas artes, apesar de serem muito fáceis de usar. Mesmo por quem ainda não manda bem no design.
2. Não se preocupe com o tamanho
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Logo no menu principal do app, você vai ver uma barra de pesquisa. É ali que você indica o que quer criar e tem acesso aos modelos personalizáveis do Canva no formato mais adequado para cada finalidade.
Então, basta digitar “destaque” e depois selecionar Capa para destaques dos stories do Instagram para criar uma arte já no formato ideal — sem ter que procurar as dimensões corretas, calcular proporções ou fazer ajustes na hora de publicar.
3.Explore e edite em poucos segundos
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Use e abuse dos modelos prontos para a sua criação. Apenas escolha o seu preferido e clique para editar. Você vai perceber como é simples alterar o que você quiser para personalizar a sua capinha: fundo, fotos, filtros, ilustrações, níveis de transparência etc.
Se preferir, use o formato em branco para começar do zero. Tudo é tão intuitivo que a sua imaginação vai fluir naturalmente… mas também vale dar uma espiada nas dicas de estilo do próximo tópico para afinar as ideias antes de começar!
4. Publique como você preferir
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O ícone para destaque do Instagram não precisa fazer parte das stories. Essa é uma decisão sua:
- Para inserir sua arte direto na capinha, baixe a imagem no seu celular. Depois, entre no Instagram e clique em + para criar um novo destaque ou selecione a imagem que quer editar, segurando um clique nesse campo por alguns segundos.
- Para publicar direto nas stories do Instagram, exporte a arte criada no Canva com essa opção de publicação. Depois que ela estiver na sua Insta Story, é só clicar em Destaque e selecionar sua arte como a capa de uma das suas coleções.
5. Faça de sua arte um modelo exclusivo
Essa é uma ótima ideia para turbinar a identidade visual do seu perfil e ainda economizar tempo quando você for criar os próximos destaques.
Cada uma das artes que você conclui no Canva é salva automaticamente na plataforma.
Portanto, toda vez que você entrar lá de novo, pelo app do celular ou site, dá para acessar aquela capa que fez o maior sucesso no seu feed e apenas editá-la como um modelo.
Assim fica tranquilo manter um estilo consistente e criar a sua própria linha de capinhas. Afinal, não há limite para a quantidade de destaques do Instagram, sendo que cada um comporta até 100 imagens!
E para profissionalizar ainda mais as suas criações, experimente o Canva Pro, com recursos avançados e a praticidade de trabalhar na sua comunicação visual com outros colaboradores, mantendo tudo em um só lugar: logos, códigos de cores, fontes, etc.
Destaque-se no Instagram com estas dicas de estilo
Ok, você já sabe que as stories ganharam galerias especiais no Insta, de onde elas vieram, de que se alimentam. Mas como conquistar um visual marcante como as capas feitas por influenciadores digitais ou empresas que bombam nas redes sociais?
Não é à toa que alguns desses usuários adotam estratégias parecidas, usando a paleta de cores da marca ou explorando estilos em sintonia com as últimas tendências. E há os que se diferenciam por ousar nos elementos desse espaço.
Mas não tem nada de outro mundo: perceba que eles também costumam seguir estas recomendações básicas que os designers do Canva prepararam para você. Veja só:
Pense no conjunto da obra
Como os ícones ficam expostos em uma mesma linha, é natural que as pessoas olhem para os destaques como um conjunto.
Então, faça uma análise do visual de sua conta para que tudo o que está naquele espaço dê match com o conteúdo que você costuma divulgar.
Uma ideia bacana é usar o seu grupo de destaques como uma extensão da sua bio.
Por exemplo, dá para dedicar um dos temas aos vídeos de apresentação pessoal ou da empresa, outro para divulgar contatos e links, mais um para notícias ou eventos e assim por diante, como se fossem as categorias de um site.
Já um perfil criado para compartilhar histórias de viagens pode organizar os destaques por países ou cidades, reforçando a percepção de que os assuntos pertencem ao mesmo tema.
Faça as imagens conversarem
Mais do que buscar harmonia e consistência entre as imagens de capa, é importante fazer com que elas “digam” algo.
Por isso, é bacana usar ícones ou fotos em detalhe para facilitar a compreensão de sua mensagem à primeira vista.
Nada impede que você prefira usar letras ou palavras na arte da capinha, e até explore fontes diferenciadas para isso, mas lembre que os destaques devem ser nomeados — e se você deixar esse campo em branco, será gerado automaticamente o título “Destaques”.
Falando nisso…
Cada destaque do Instagram comporta um nome de até 15 caracteres, contando espaços e eventuais emojis que você resolva incluir.
Mas para uma visualização “sem cortes” o limite fica entre 7 a 10 caracteres, dependendo das configurações do dispositivo de quem acessa.
Na dúvida, prefira escrever algo que vá direto ao ponto!
Crie impacto com simplicidade
Por mais que as capas de destaque tenham uma posição nobre em seu perfil, o tamanho delas ainda é bem menor do que suas funções:
- Complementar a identidade visual do perfil
- Atrair a atenção de seguidores e visitantes ocasionais
- Estimular cliques nas coleções de stories
- Aumentar a permanência (e fazer com que as pessoas se apaixonem por seu feed)
- Gerar engajamento e negócios
Para otimizar esse espaço, adote aquela máxima de que “a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação” e cause um belo impacto.
Por exemplo, opte por um fundo branco para passar a sensação de que a capinha é maior e enfatize os detalhes dos seus ícones.
E você também pode conseguir uma estética minimalista com um fundo colorido ou escuro, basta escolher ilustrações com linhas bem-definidas.
Existem muitas maneiras descoladas de elaborar suas artes com menos elementos e transformar o visual das suas capinhas em convites para as pessoas olharem mais e mais.
Você pode fazer com que elas pareçam pequenos carimbos, dar um toque vintage com tons desbotados ou enfatizar as bordas redondas com uma moldura fininha…
O essencial é sempre prezar pela qualidade dessas imagens — e isso você pode garantir usando o Canva, seja no aplicativo do celular ou pelo computador.
Crie, experimente e aproveite
A ideia é encontrar o melhor jeito de expressar sua personalidade ou a vibe do projeto que você quer mostrar para todo mundo.
Conte com o Canva para arrasar em suas redes sociais, com o visual que você imagina.
E para ficar por dentro de outras dicas como esta, confira nossa coluna de Design.
Boas criações!
Fonte https://www.canva.com/pt_br/aprenda/destaque-do-instagram/