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Como atrair mais clientes para sua pequena empresa no Instagram: 10 estratégias comprovadas

Uma pesquisa recente mostrou que 36,5% de nossos membros nos encontraram no Instagram. Isso foi surpreendente, já que tivemos dificuldade inicialmente em vender no Instagram e atrair seguidores relevantes para o nosso negócio.

Mas hoje, tudo mudou. Recebemos constantemente novos membros graças ao Instagram e nossos clientes têm obtido resultados incríveis. Muitos deles até trabalham em tempo integral em seus negócios online, impactando centenas de vidas todos os dias. E melhor ainda, construímos esse sucesso quase inteiramente orgânico, sem gastar muito em anúncios.

Se você está enfrentando desafios semelhantes, este guia com 10 estratégias comprovadas pode ajudá-lo a atrair mais clientes para sua empresa no Instagram.

10 maneiras comprovadas

Neste guia, apresentaremos 10 etapas de ação efetivas para expandir seu negócio online e atrair mais clientes no Instagram. Você não precisará se preocupar com dicas óbvias como “criar um perfil comercial” ou “postar com frequência”. Sabemos que você já está ciente disso. Em vez disso, mostraremos o que é realmente necessário para construir um negócio sustentável no Instagram e obter um fluxo constante de clientes potenciais. Não importa se você é um assistente virtual, gerente social, designer gráfico, fotógrafo ou prestador de serviços de marketing, redação ou coaching, essas etapas podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio online.

  1. Conheça o seu público-alvo e encontre os clientes ideais no Instagram Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente quem é o seu público-alvo e se eles estão realmente no Instagram. Não adianta estar presente na plataforma sem saber se sua audiência está lá.

Para alcançar seus clientes no Instagram, você precisa responder a algumas perguntas:

Quem é seu público-alvo e cliente ideal? Estão eles realmente no Instagram? Quantas horas eles passam lá? É possível que outra plataforma seja mais adequada para alcançá-los? Em alguns casos, apenas uma parte do seu público-alvo estará no Instagram. Identifique essa parte e como ela se diferencia das outras. Só quando tiver certeza de que o cliente que você quer alcançar está suficientemente presente na plataforma, você poderá avançar para as próximas etapas.

2. Encontre seu diferencial único e brilhe no Instagram Como um bom produto, é importante encontrar uma maneira única de se destacar no marketing no Instagram. Com a concorrência aumentando, não é mais suficiente apenas postar dicas genéricas e esperar crescer. Para construir uma base de seguidores interessados em seu conteúdo, você precisa encontrar seu USP – sua vantagem exclusiva. Aqui estão algumas sugestões para se destacar:

  • Seja autêntico como uma marca pessoal
  • Crie histórias pessoais e criativas
  • Use ângulos inovadores em seus vídeos
  • Ofereça conteúdo inovador em seu nicho
  • Destaque-se com design e formato de conteúdo
  • Não copie o que todos estão fazendo, compartilhe sua história única. Como exemplo, nossos templates do Canva são divertidos, coloridos e ousados, diferente dos designs terrosos e neutros encontrados em outros mercados. Resultado: já vendemos mais de 12.000 pacotes de templates e somos um dos maiores players no mercado. O segredo é ser diferente e ousado. Destaque-se com nossos templates ousados do Canva, junte-se a nós agora e tenha acesso imediato!

3. Otimize o seu perfil e biografia no Instagram

Agora que você sabe o que quer transmitir, é hora de dedicar atenção ao seu perfil no Instagram. É uma das primeiras coisas que potenciais seguidores verão ao encontrar seu perfil, e em poucos segundos eles decidem se vale a pena seguir você ou não. Não subestime a importância de ter um perfil que comunique claramente sua USP (Unique Selling Proposition).

Escreva uma biografia que faça as pessoas compreenderem o que você representa e por que é importante seguir ou trabalhar com você. O título da sua biografia (não o nome de usuário) pode ser pesquisado no Instagram, por isso, inclua palavras-chave relevantes. Em seguida, use duas linhas para destacar o que você oferece, sobre o que você publica, qual é o seu diferencial exclusivo e para quem é direcionado.

Exemplos:

  • Alimentação saudável para uma vida equilibrada
  • Guia de alimentação intuitiva para iniciantes

ou

  • Coaching de negócios para mães empreendedoras
  • Aprenda a criar um negócio ao redor de sua família

A última linha da sua biografia é reservada para uma frase chamativa. Dessa forma, você pode direcionar visitantes do seu perfil para um link na sua bio, uma oferta gratuita ou para o seu site.

4. Transforme o seu Feed no Instagram

Otimizar seu perfil no Instagram não se limita apenas à sua biografia. O feed é o lugar onde você pode exibir sua marca, mensagem e diferenciação. Como saber se o seu feed está convertendo visitantes em seguidores ou se precisa de mudanças? Aqui está uma forma simples de descobrir:

  1. Acesse seus insights e clique em “Contas Alcançadas”.
  2. Role até o fim para encontrar o número de “Visitas de Perfil”.
  3. Verifique quantos seguidores você adquiriu no mesmo período.
  4. Calcule a taxa de conversão do seu perfil dividindo seguidores por visitantes e multiplicando por 100.

O que é uma boa taxa de conversão de visitante para seguidor? Aqui estão alguns padrões de referência:

<15%: precisa de otimização. 15-30%: bom. 30% ou mais: incrível!

Se você descobrir que precisa melhorar o seu feed, continue lendo para saber como fazer isso.

5. Transforme seu conteúdo em Reels e Carrosséis

Em 2023, as Reels e Carrosséis são a escolha certa para amplificar a visibilidade no Instagram. O Instagram está destacando os Reels e os Carrosséis estão ficando populares de novo.

Bobinas são perfeitas para momentos curtos de a-ha, histórias, conversas reais e dicas úteis. Mantenha-os curtos e divertidos, transmitindo uma emoção. Experimente com áudios de tendências para alcançar mais pessoas ou use áudios originais para fortalecer sua marca pessoal. Se não gosta de dançar ou aparecer, confira nosso guia sobre como criar Bobinas sem mostrar o rosto.

Carrosséis são um formato incrível para conteúdo longo. Use-os para contar histórias ou compartilhar dicas valiosas. Para criar Carrosséis mais rapidamente, use nossos templates do Canva. Se muitos de seus concorrentes estão usando conteúdo curto, experimente estabelecer um formato diferenciado – lembre-se da estratégia número 2.

Relacionado: Como criar Carrosséis perfeitos no Canva.

6. Construa relações Isso é uma parte importante do Instagram! Criar uma comunidade engajada e participar de outras comunidades são essenciais. Engaje-se com pessoas que você acredita que possam se tornar clientes, sem enviar mensagens diretas frias sobre sua oferta. Reserve algum tempo todos os dias para se envolver de forma genuína com o público que você quer atingir.

Lembre-se, para ter seguidores no Instagram, é preciso seguir outras pessoas. Para conseguir clientes e seguidores sem compra-los, você precisa se esforçar. A construção de relacionamentos, clientela e redes leva tempo, mas pode valer a pena no final.

Encontre maneiras de entrar em contato com seus seguidores, como usar adesivos em suas histórias para obter feedback, aumentar o engajamento em suas postagens ou escrever mensagens diretas.

Outras maneiras de construir relações ativas com sua comunidade incluem:

  • Compartilhar histórias regulares de sua vida diária para criar uma conexão com seus seguidores
  • Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário ou feedback de clientes ou seguidores nas suas histórias e postagens
  • Manter uma conversa com seguidores que se encaixam em seu avatar de “cliente ideal”.

7. Inicie uma planilha do cliente e entre em contato com os clientes Você pode dar um passo adiante iniciando uma planilha onde você acompanha os relacionamentos com clientes em potencial. Em seguida, você pode abordar esses clientes e se envolver com eles em diferentes estágios (leads frios, quentes e quentes) por meio de DMs ou comentários. Mantenha-se em primeiro lugar para essas pessoas, mas não seja insistente. Quando eles precisarem do que você vende, eles vão pensar em você. Post relacionado: Como construir um público de acordo com 10 especialistas do Instagram

8. Obtenha seguidores do Instagram em sua lista de e-mail Mais importante do que acompanhar os leads é ter uma maneira de contatá-los em outro lugar. O Instagram é uma ótima plataforma para ganhar visibilidade, criar reconhecimento de marca e alcançar seus clientes em potencial no estágio inicial de sua jornada. Mas agora, pense na jornada do cliente ainda mais.

Para onde eles vão a seguir, quando precisam de mais informações/mais valor ou estão prontos para gastar dinheiro? O ideal é você ter uma lista de e-mails onde possa contatar seus seguidores, também fora do Instagram: Coloque o link do seu site na sua bio.

Configure uma lista de newsletter. Adicione uma isca digital à sua página de biografia para coletar endereços de e-mail. Em seguida, entre em contato com seus assinantes regularmente por e-mail. Quando você vê o Instagram como uma ferramenta de marketing que pode ser perfeitamente ampliada com uma lista de e-mail, você ganha clientes mais rápido e sem ficar online o dia todo.

9. Compartilhe estudos de caso e depoimentos de clientes
Uma vez que você tenha seus primeiros clientes e tenha resultados para mostrar, use-os!

Não tenha vergonha de falar sobre os resultados que seus clientes obtêm trabalhando com você ou usando seus produtos (se aprovado pelo cliente, é claro).

Para comprar de você, as pessoas precisam de inspiração, confiança e garantia de que estão fazendo a escolha certa. Ver como os outros confiaram em você e obtiveram o que seu cliente ideal deseja é um dos tipos mais fortes de conteúdo de prova que você pode compartilhar.

Comece a criar conteúdo que seus clientes vão adorar e economize horas do seu dia com mais de 2.000 modelos do Canva no Template Membership

  1. Seja paciente e continue
    Esta é provavelmente a coisa mais difícil de toda a lista. Pelo menos é foi para mim!

Seu sucesso provavelmente não virá da noite para o dia. Também não no Instagram.

As pessoas não querem ouvir isso, mas é a verdade: assim como em tudo, é preciso um esforço consistente para construir algo. Nada diferente no Instagram.

Mas se você seguir em frente e não desistir quando os resultados não aparecerem imediatamente? Então, você acabará construindo uma comunidade de pessoas que estão genuinamente interessadas em suas ofertas e não apenas o seguem porque seus Reels são engraçados.

Essas são as pessoas que se transformarão em clientes para sua pequena empresa.

Você tem isso!

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