1. Manter a Simplicidade
Manter a simplicidade é a chave para o sucesso da criação de um logotipo, isso porque ele consiste na representação gráfica da empresa, que deve ocorrer de forma sintetizada. Assim, a empresa poderá ser identificada facilmente, contendo somente as informações mais necessárias.
2. Fazer uma Pesquisa de Mercado
Uma pesquisa de mercado é fundamental para criar um logotipo. Afinal, é preciso saber quais são as tendências do mercado. Lembrando que não se trata de copiar algo, apenas de buscar referências.
3. Benchmarking
Ele consiste em procurar as empresas que possuem serviços ou produtos iguais ou similares aos de sua empresa. Dessa forma, é possível analisar os elementos, cores e tipografia utilizados para que seu logotipo seja diferente e se destaque entre eles.
4. Definir o Público-alvo
Fazer uma análise sobre qual é público que a empresa deseja alcançar, influencia diretamente na criação do logotipo.
5. Definir o conceito do Logotipo
Definir um conceito significa determinar os ideais e valores que o logotipo pretende transmitir.
6. Escolher a Tipografia
Existem diversos tipos de fontes, mas o principal aspecto que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa. Serifa são esses prolongamentos nos cantos da letra. Logo, fontes podem ser serifadas, ou não.
7. Fazer um Rascunho do Ícone
Faça um primeiro esboço com lápis e papel do ícone que você tem em mente. Dessa forma, conseguirá visualizar bem a ideia.
8. Escolher as cores
As cores do logotipo precisam estar dentro da paleta de cores da identidade visual da empresa.
9. Contratar um bom profissional
Recomenda-se contratar um profissional especializado para fazer a criação do logotipo. Assim, basta passar todas as ideias, esboços e decisões para o profissional.
10. Testar diferentes aplicações
A maioria dos logotipos possuem suas versões horizontais e verticais. Pode ser que seja necessário utilizá-lo em ambas as posições.
fonte https://www.futuraexpress.com.br/blog/category/para-empresas/