Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Como editar modelos de comunicado para transmitir sua mensagem

Comunicados são documentos emitidos com a finalidade de dar conhecimento público a uma informação. Eles podem ser divulgados por instituições e marcas de todos os tipos para veicular novidades, alterações de rotina, esclarecimentos e uma série de outros conteúdos.

Se você tem um negócio ou gerencia uma instituição, já conhece a importância dos comunicados para garantir que colegas, usuários e clientes estejam sempre por dentro das novidades e procedimentos.

Clique aqui para editar um modelo de comunicado

Por muito tempo, elaborar um informativo significava abrir o editor de documentos do computador e preparar um material simples, preto e branco, mas isso ficou para trás. Agora você pode criar uma arte especial de comunicado para transmitir suas mensagens com mais eficiência e profissionalismo, mesmo sem ter conhecimentos técnicos em design.

Com a plataforma certa você consegue:

  • Criar um comunicado pelo computador ou celular em poucos minutos.
  • Produzir uma mensagem personalizada e com acabamento impecável a partir de modelos prontos.
  • Imprimir seu comunicado na impressora do escritório, encomendar suas cópias pela internet ou até compartilhar a mensagem direto por e-mail e redes sociais.

Até o final deste artigo, você vai se tornar um verdadeiro mestre na elaboração de comunicados. Preparado para encantar seu público? Então vamos lá!

Estratégias para você criar comunicados impecáveis

Defina um estilo de acordo com seu objetivo

Você pode criar comunicados para uma série de finalidades, mas é importante que você tenha em mente que o objetivo da mensagem e o perfil da instituição fazem toda diferença para o estilo.

Enquanto um comunicado de escola pode ser mais extrovertido e usar cores vibrantes e elementos visuais infantis, a circular de um escritório de contabilidade, por exemplo, deve adotar componentes gráficos para transmitir seriedade.

Além disso, você deve ser fiel à identidade visual da marca pela qual está comunicando. Isso significa que o ideal é seguir as cores, logotipos, fontes e outros itens que compõem o visual padrão.

Isso também vale para o tom da mensagem. Você pode usar um texto chamativo em comunicados urgentes, como avisos de perigo, mas se a ideia for divulgar que uma nova provedora de internet está disponível no condomínio ou algo similar, dê preferência a uma comunicação mais amigável e discreta.

Adapte o conteúdo ao formato de envio

O tempo em que comunicados só podiam ser exibidos em murais ficou para trás. É claro que essa ainda é uma excelente opção, especialmente se o seu painel estiver posicionado em um lugar estratégico com grande circulação do público-alvo — elevadores e recepções são ótimos pontos. No entanto, o envio de comunicados ficou muito mais fácil agora que você pode imprimir e entregar ao destinatário ou simplesmente compartilhá-lo nas redes sociais.

Coloque esses fatores na balança na hora de planejar seu próximo comunicado. Digamos que o plano de fundo do seu mural seja vermelho; dessa forma, usar essa cor no design do seu comunicado não é a melhor ideia, mas você pode usar tons contrastantes como branco a seu favor para destacar ainda mais a mensagem.

Se a sua intenção é divulgar o documento nas redes sociais, você tem bastante liberdade para trabalhar nas cores e elementos que vão compor seu comunicado. Lembre-se apenas que, para aparecer em meio a um feed cheio de distrações, você vai ter que apostar em uma arte que atraia o olhar para sua mensagem.

Deixe uma boa impressão

Ainda que seu comunicado seja feito às pressas, considere que ele ainda poderá ser visto tempos depois em algum mural ou em suas publicações na internet. Sendo assim, não deixe a falta de tempo afetar a qualidade do documento que você vai produzir.

O ideal é sempre trabalhar de acordo com o branding, mas sabemos que isso pode ser difícil se você ainda não conta com uma estrutura para criar seus comunicados. A boa notícia é que, em todos os casos, você pode contar com a plataforma do Canva para criar um documento profissional e que transmita sua mensagem com clareza.

Confira o passo a passo abaixo e aprenda a criar um comunicado impecável no Canva. Você não precisa ter nenhum conhecimento técnico ou sofrer com softwares complicados para elaborar a arte perfeita.

Como fazer um comunicado no Canva em 5 passos

1. Ainda não tem sua conta gratuita? Crie agora.

Página Inicial do Canva

Baixe o app ou acesse o site do Canva e crie sua conta gratuita. É bem rápido e você ainda pode usar sua ID do Google ou Facebook. Em poucos segundos, você vai estar pronto para aproveitar todos os recursos da plataforma e criar comunicados, cartões, folders, logos e muito mais!

2. Escolha um modelo de comunicado

São centenas de opções para você personalizar como quiser

Clique no botão Criar um design ou vá até a barra de buscas e digite Comunicado. Centenas de modelos vão aparecer em sua tela e você pode escolher aquele que melhor se encaixa ao seu objetivo. Essa é a melhor forma de ganhar tempo sem abrir mão de uma arte profissional para o seu comunicado.

3. Edite do jeito que quiser

Altere cores, posições, fontes e quaisquer outros elementos da sua criação

Todos os modelos do Canva são otimizados para impressão e compartilhamento, assim como já vêm nas dimensões-padrão para o documento. Isso permite que você se concentre apenas em transformar o template que você escolheu em uma arte exclusiva alterando imagens, cores e incluindo suas informações.

Fazer tudo isso é muito fácil: é só clicar no detalhe que você deseja editar, arrastando e soltando para mudar a posição e usando os menus laterais para dar o visual que você deseja.

4. Imprima ou envie seu comunicado online

Vai compartilhar ou imprimir? No Canva, você pode escolher o melhor formato para sua necessidade

Depois que você terminar de editar seu modelo de informativo, é hora de divulgá-lo! Para isso, você tem várias opções nos botões Baixar Publicar no canto superior direito do editor do Canva. A escolha é sua e você pode optar por quantos métodos quiser, desde fazer o download em PDF para imprimir a compartilhar direto em sua página nas redes sociais!

5. Faça tudo de novo quando e como precisar

Crie cópias de um comunicado que fez sucesso e atualize as informações sempre que precisar

Todos os documentos que você criar no Canva ficam armazenados em sua conta online e você pode acessá-los quando quiser, no computador, tablet ou celular. Assim, é possível imprimir aos poucos ou usar sua arte como modelo para uma outra versão.

Modelos de comunicado pronto

Quer começar a criar seu comunicado agora? Então aproveite essa seleção que nós preparamos para você com templates de comunicados para todas as situações:

Comunicado importante

Informativos com novidades críticas são essenciais para manter a organização e o funcionamento de um ambiente ou negócio. Neste modelo, você pode destacar dados como telefones de emergência e canais de atendimento nas redes sociais.

Comunicado de recesso

Vai fechar seu estabelecimento por um tempo? Não deixe de comunicar essa notícia aos seus clientes. Para isso, edite este modelo e faça seu comunicado de férias coletivas ou aviso de reforma com todas as datas e opções de contato. Além de afixar esse documento na porta do estabelecimento e fazer uma publicação nas redes sociais, considere elaborar uma newsletter para garantir que a mensagem seja recebida por todos.

Comunicado de horário de funcionamento

Caso você tenha um negócio com atendimento ao público, é essencial que você consiga comunicar todas as informações do expediente. Portanto, se puder, imprima este modelo de comunicado com seus horários e dias de funcionamento e coloque-o em um lugar com boa visibilidade em seu estabelecimento, além de publicá-lo nas redes sociais sempre que uma mudança ocorrer.

Comunicado interno

Precisa produzir um informativo para seus funcionários? Com os modelos do Canva, você consegue personalizar o visual de acordo com cada divisão e departamento, incluindo elementos especiais para ilustrar o conteúdo textual. Se preferir, ainda pode usar suas próprias imagens no comunicado — já pensou que bacana seria incluir a foto do mais novo talento que você contratou para seu time? Vá em frente e crie um documento com a cara da sua empresa!

Comunicado urgente

Em geral, o visual de um comunicado é contido e com bastante espaço para tornar a leitura de textos longos mais agradável. No caso de comunicados urgentes, inverta essa lógica e procure dar todo o destaque possível para sua mensagem de forma curta e direta. Use cores contrastantes, um título em tamanho grande e uma hierarquia gráfica que facilite a compreensão.

Comunicado escolar

Documentos escolares são interessantes porque podem falar com públicos bem diferentes entre si: adultos e crianças. Dessa maneira, pense em sua estratégia de comunicação para assegurar que suas informações sejam passadas com clareza em todos os casos. Você pode usar modelos diferentes para pais e estudantes ou partir para uma opção versátil, resolvendo tudo com apenas um estilo.

Comunicado de mudança de endereço

Usar uma faixa na porta do seu estabelecimento é uma boa maneira de comunicar sua mudança de endereço, mas existem outros bons métodos que você pode adotar para dar conhecimento aos clientes de forma profissional. Edite um informativo personalizado com a rota para sua nova sede ou aproveite uma arte temática como o modelo abaixo e dê um toque vibrante à sua mensagem.

Comunicado oficial

Trabalha em um órgão público e precisa comunicar uma informação de interesse geral? Nessa situação, o mais indicado é que você escolha um comunicado com design minimalista e dentro do estilo da instituição. Neste template de informativo, você pode incluir o logo, as cores e até a assinatura do autor da mensagem.

Comunicado de condomínio

Transparência é essencial na administração de um condomínio. Se você é síndico, sabe como pode ser complicado agradar todos os interesses. Por isso, não deixe o visual ser um desafio para a confiança em sua mensagem: use o modelo abaixo e personalize com a identidade do condomínio para usar sempre que for emitir uma circular de sua gestão.

Comunicado empresarial

Empreender é uma atividade para corajosos e visionários. Durante este artigo, você já viu uma série de comunicados que pode aproveitar em seu negócio, mas caso precise de um material unificado e que possa customizar com sua cara, selecionamos este modelo.

Comunicado de reajuste de preço

Alterações de valores em produtos precisam ser comunicadas com uma corrente de vendedores, distribuidores, representantes e lojistas. Simplifique esse processo com um design que inclua a imagem da linha e detalhes dos reajustes que ocorrerão.

Comunicado de reunião

Em tempos de videoconferências e fundos virtuais, é essencial que você coloque toda a equipe a par das datas e horários de cada reunião. Conte com esse modelo do Canva para distribuir para os colaboradores e compartilhar em canais como Slack e WhatsApp.

Transmita suas mensagens para o mundo

Gostou de um dos modelos de comunicado acima? Então comece a editá-lo agora para divulgar suas notícias com mais eficiência. E se você precisar de ajuda para criar outros materiais de comunicação visual, acompanhe o Aprenda e continue a explorar a plataforma do Canva.

Bons designs!

Fonte: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/modelos-de-comunicado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *