Site institucional
Um site institucional serve como o cartão de visita de uma empresa, marca ou produto dentro do ambiente digital. A ideia é reunir todas as informações mais relevantes sobre o negócio, sempre de forma rápida e objetiva. O layout deve priorizar esses detalhes, sempre priorizando um visual limpo. Esse formato deve reunir também os canais de contato para que o visitante escolha a melhor forma de se comunicar.
Site dinâmico
Já um site dinâmico se trata de uma opção avançada de um site institucional. Os princípios seguem os mesmos: reunir as informações mais relevantes de forma prática e eficiente. A diferença? A partir de recursos de programação avançada, a página vai ser mais funcional, proporcionando uma experiência completa para os usuários.
E-commerce
O e-commerce é uma loja virtual, ou seja, um site que tem como principal objetivo vender produtos e/ou serviços. Nas páginas, o usuário vai encontrar o que faz parte do portfólio de uma empresa, assim como os valores e detalhes sobre cada um dos itens. Além disso, é preciso criar uma página de pagamento, em que o usuário vai poder finalizar a compra do que colocou em seu carrinho.
One Page
O One Page é um formato de site que, como a tradução indica, apresenta todo o conteúdo em uma única página. Assim, o usuário não precisa navegar por diferentes abas e categorias: encontra tudo apenas ao fazer o scroll down da página. É o formato ideal para quem busca facilitar a experiência do usuário e colocar todas as informações de maneira dinâmica e prática.
Redes sociais
As redes sociais são páginas em que uma marca pode se relacionar com a sua audiência e elas estão em constante atualização. Por isso, é preciso pensar em publicações frequentes e com conteúdos relevantes para aumentar o engajamento e a interação com os usuários. Atualmente, são canais essenciais para que uma marca tenha relevância no ambiente online, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Blogs
Os blogs servem como uma revista virtual, ou seja, uma marca pode publicar regularmente conteúdos do interesse da sua audiência. A plataforma é ideal para iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, por exemplo. Seja para esclarecer dores da sua persona, seja para aumentar a relevância da marca dentro da internet, os blogs são excelentes plataformas para estreitar relações com o público.
Landing Page
As landing pages são páginas externas do site principal e utilizadas com o foco maior em conversão. Dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, um e-book pode ser disponibilizado dentro desse site. A ideia é que o visitante preencha as suas informações e, em troca, receba o conteúdo de qualidade, relevante e gratuito. Uma landing page, portanto, deve ter um CTA claro para que o usuário seja guiado até a conversão.
Hotsite
Os hotsites têm uma proposta parecida com a de uma landing page, com a diferença de que são mais utilizados de forma sazonal. Um e-commerce com uma oferta exclusiva para a Black Friday, por exemplo, pode criar um hotsite para dar maior destaque para a campanha. Se trata de uma página mais simples, com detalhes mais pontuais em destaque.
FONTE https://rockcontent.com/br/blog/como-criar-um-site/