O Reels se tornou uma categoria de conteúdo imprescindível para o crescimento orgânico dentro do Instagram. Não investir nesse formato de conteúdo é lutar contra o inevitável, afinal, ficou cada vez mais difícil de conseguir atingir potenciais clientes somente com os posts padrões de feed.
Você já deve ter percebido que graças ao algoritmo do Instagram, o alcance orgânico da plataforma está em declínio. Ficou mais difícil para as marcas e os criadores de conteúdo chegarem nas pessoas de maneira espontânea, afinal, a grande estratégia do Instagram é fazer você anunciar, não é?
Nesse contexto, usar o Reels pode te ajudar a virar o jogo. Mas como alcançar mais pessoas através desse formato? Viralizando, é claro!
Nesse artigo, você vai entender:
- O que é o Reels e por que você deveria focar nele?
- Como o Reels pode te ajudar a aumentar a sua audiência sem anúncios?
- Como viralizar no Reels: dicas pra você dobrar seus views.
Vamos lá, fada?
O que é o Reels e por que você deveria focar nele?
O Reels é o formato de conteúdo em vídeo mais curto do Instagram, criado para competir diretamente com o Tik Tok. Sua duração máxima é de 60 segundos e ele conta com inúmeros recursos criativos de edição, como filtros, áudio, recortes e outros.
Depois que você cria um Reels, o seu vídeo pode aparecer em 3 lugares: diretamente no feed das pessoas que te seguem, no Explorar e na aba de descoberta de vídeos. É nessa aba que nós vamos focar a seguir.
Definitivamente, o que você precisa saber é que os vídeos são os conteúdos do momento. Social vídeos são compartilhados 12 vezes mais do que conteúdos em forma de textos e imagens. Aliás, segundo pesquisas, usuários absorvem 95% melhor a informação de uma mensagem em vídeo do que uma mensagem em texto.
Como o Reels pode te ajudar a aumentar a sua audiência sem anúncios?
Antes de você entender como viralizar no Reels, é preciso saber por que essa ferramenta pode ser a sua melhor amiga quando se fala no alcance e no aumento do número de seguidores qualificados sem a necessidade de anunciar.
É aí que a aba de descoberta de vídeos do Instagram entra como uma mina de ouro: nela, existe a possibilidade dos seus Reels serem recomendados para pessoas que não te seguem.
Isso significa que, com os ingredientes certos, os seus vídeos têm grandes chances de atrair novos seguidores e potenciais clientes. E se você conseguir dobrar seus views ou até viralizar, sua marca pode até mesmo conquistar uma audiência gigantesca.
A grande vantagem dos Reels é que eles possuem vida útil longa, ou seja, ao contrário dos posts do feed que flopam se você não consegue um bom engajamento logo após postar, os Reels podem fazer sucesso muito tempo depois de criados.
Então, não saia deletando o seu Reels só porque ele não teve um bom desempenho de primeira, ok? Ele ainda pode atrair views durante várias semanas.
Como viralizar no Reels: dicas pra você dobrar seus views
Bom, você já viu que o Reels pode sim te ajudar a alcançar novos públicos sem esforços de anúncios. Mas para isso, você precisa aplicar algumas estratégias.
O próprio Instagram divulgou boas práticas para empresas e criadores que desejam ser descobertos na aba do Reels. Tenha em mente que a plataforma não vai recomendar vídeos de má qualidade ou que não sejam relevantes.
As próximas dicas não garantem, é claro, que você com certeza vai viralizar, mas seguindo elas as chances são muito maiores de que você ao menos consiga resultados 90% melhores do que os que você vem conseguindo, ok?
Bem, vamos ver agora um passo a passo sobre como viralizar no Reels:
Identifique as dores da sua audiência
A primeira coisa a fazer é entender o que a sua audiência quer assistir e consumir. De nada adianta criar conteúdo de dancinha se você está atraindo as pessoas erradas. Você precisa de seguidores que de fato se transformem em consumidores.
Portanto, pense:
- Quem é meu público-alvo?
- Com o que meu público se identifica? Quais são suas dores, seus problemas, frustrações e motivações?
- Como posso transformar isso em conteúdo de valor?
Invista nos formatos de Reels mais populares
Para ter um Reels viral, é necessário saber quais são os formatos que mais costumam dar certo no Instagram. E alguns deles são:
- Reels de humor e entretenimento;
- Reels educativos (tutoriais, listas);
- Challenges.
Dentre todos esses, o que mais engaja é o Reels de humor e entretenimento. Afinal, as pessoas assistem vídeos para se divertir, desestressar e se entreter.
É claro que isso não significa que você deve necessariamente fazer coreografias. Há diversas ideias de Reels de humor por aí para você se inspirar que fogem do óbvio.
Existem muitas estratégias que você pode aplicar na hora de criar esses “Reels Virais”. A influencer Maia Santos entra em detalhes sobre isso e dá exemplos no Curso Reels Viral, onde ela ensina um método que a ajudou a chegar em 17 milhões de views e a ganhar 15 mil seguidores em 1 mês. Tudo isso sem anúncios.
Eu posso te garantir que esse é um dos melhores cursos sobre Reels do mercado. Foi a partir dele que eu comecei a dominar o Instagram Reels. Você aprende a usar desde as ferramentas mais básicas, passando por truques e transições de cena até estratégias para viralizar.Clique aqui para comprar o Curso Reels Viral
Participe das trends
Outra maneira muito eficiente de viralizar no Reels é participando das trends do momento.
As trends acontecem quando um estilo de Reels “bomba” e viraliza. E é claro que você deve aproveitar essa oportunidade e agarrá-la.
No entanto, atente-se ao timing: se você postar uma ou duas semanas depois que a trend já viralizou, pode ser que você perca o pique da coisa. Por isso, lembre-se: participar das trends é sobre postar no momento certo.
Dica extra: adeque a trend para o seu nicho. Muitas vezes, não vale a pena copiar uma trend exatamente como ela é, então procure adaptá-la do seu jeito para que o seu post seja mais original.
Use as músicas e áudios do momento
Assim como é importante participar das trends, o próprio Instagram recomenda que os usuários utilizem as músicas direto da galeria do aplicativo ou que até mesmo usem as dublagens de outros Reels.
O Instagram quer encorajar as pessoas a usarem os recursos da própria plataforma. Então, procure editar o máximo possível dentro do Reels, ao invés de editar em outros aplicativos de vídeo.
Além disso, fique atenta às músicas e áudios que estão viralizando no momento e utilize-as. Assim, você terá mais chances de dobrar seus views e alcançar novos públicos.
Use legendas e imagem de qualidade
Segundo pesquisas dos EUA, 92% dos consumidores assistem a vídeos mobile no mudo. Isso significa que é essencial colocar legendas nos seus Reels, especialmente se você está falando, mostrando um tutorial ou passo a passo.
Além disso, investir na qualidade da imagem também é importante. Lembre-se de filmar sempre na vertical e nunca utilizar bordas nos seus vídeos, pois o Instagram não vai recomendar o seu Reels se ele não estiver de acordo com os parâmetros da plataforma.
Não reposte vídeos de redes vizinhas
Outra boa prática revelada pelo Instagram para aqueles usuários que desejam saber como viralizar no Reels é: não reposte vídeos de redes sociais vizinhas ou de outros aplicativos.
O Instagram consegue detectar quando você reposta um vídeo de outro app ou rede por causa da marca d’água que fica gravada na imagem. Por isso, evite reciclar esses conteúdos. Sempre procure editar e postar direto no Reels, como já falei anteriormente.
Mantenha a frequência
E por último, mas não menos importante: mantenha a frequência de postagens. Quanto mais Reels você criar, melhor, pois você dará mais chances para que um deles viralize.
Ao postar com frequência, você também poderá analisar melhor o desempenho dos seus Reels e entender quais tipos de vídeos estão funcionando mais para o seu público. Dessa forma, você conseguirá otimizar os seus resultados.
No fim das contas, não existe uma fórmula mágica que vai te ensinar a viralizar no Reels. Como você já viu, para bombar nessa ferramenta, somam-se uma série de fatores: frequência, postagem no momento certo, identificação com a audiência, uso de elementos virais, conteúdo relevante, estratégia, entre outros.
Fonte: https://palavramagica.com/2021/11/10/como-viralizar-no-reels/