Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

50 Exemplos de Panfleto

Nós os vemos todos os dias – no correio, no trabalho ou na escola, em painéis comunitários de aviso, nas janelas das lojas. Panfletos.

Isso mesmo, esses papéis que muitas vezes acabam no lixo, pisoteados nas ruas ou enterrados sob uma pilha de contas. Porém, se forem feitos corretamente (leia-se: tiverem um bom design), os panfletos podem chamar a sua atenção e talvez fazer com que você tome a atitude desejada por seus criadores: participe daquela grande inauguração, use aquele cupom, compre aquele ingresso para o concerto… Enfim, você entendeu.

Talvez você seja um empresário e não deseja que seus esforços de marketing acabem na lixeira. Talvez você precise anunciar um evento ou campanha de arrecadação de fundos para o seu clube ou organização comunitária. Seja qual for sua necessidade, confira os 50 exemplos de panfleto brilhantes abaixo, com dicas de design que servirão de inspiração para seu próximo panfleto.

Clique na imagem para visualizar mais modelos de panfleto

Quando você estiver pronto para criar, nossa incrível coleção de panfletos vai estar à sua disposição para você editar e customizar.

01. Adote cores

Paletas de cores vivas e fortes proporcionam um algo a mais aos panfletos e chamam a atenção, até mesmo à distância. Este design de Martin Azambuja usa tons vibrantes que refletem os ingredientes frescos dos pratos que o panfleto anuncia.

02. Realize uma mistura

Combinar diferentes estilos e tamanhos de fonte pode dar ao seu panfleto uma aparência distinta e ajudá-lo a se destacar. Nesta obra do estúdio Overloaded Design, os efeitos em 3D do texto e as texturas sutis de aparência grunge também ajudam a fazer o design sobressair.

03. Mantenha a simplicidade

Um design simples e elegante gera impacto próprio, tal como acontece com este panfleto de Valerie Jar. O texto é reduzido ao mínimo, e os elementos do design são espaçados de maneira generosa. A foto de fundo, que vai de borda a borda, e o elemento central em laranja e branco também ajudam a dar ao panfleto uma discreta sofisticação.

04. Glorifique o passado

O visual artesanal está em alta no momento – independentemente do design ser feito à mão ou parecer ter sido feito desta maneira. Este panfleto em serigrafia produzido pela empresa The Prince Ink Co apresenta uma tipografia romântica feita à mão, o que é muito apropriado para uma empresa de impressão que executa seus serviços manualmente. Usar a abordagem de “forma igual conteúdo” para criar um design como este pode ser muito eficaz.

05. Brinque com padrões

Os padrões (estampas) podem criar uma declaração visual impactante, independentemente de usá-los no design todo (como no panfleto de Joris Rigerl) ou apenas em algumas partes dele. Como o olho humano percebe padrões naturalmente, incluí-los em seu design é uma maneira eficiente de fazer com que as pessoas olhem para o seu panfleto.

06. Estude as formas

Assim como os padrões, as formas chamam a atenção, especialmente quando usadas de maneira criativa. Este panfleto de Justin Krout usa formas tanto no texto quanto nos elementos gráficos. Veja como o formato inclinado do título chama a atenção, e a montanha embaixo dele é formada por triângulos de tamanhos variados, criando um efeito multifacetado, quase 3D.

07. Dê atenção aos detalhes

Elementos gráficos cheios de detalhes podem ser incríveis, mas como evitar que esse tipo de design pareça confuso demais? Uma paleta de cores limitada pode ajudar, bem como manter o foco na simetria e no balanço, como neste design de Kristie Kam. O panfleto também mantém um visual refinado ao aderir a um único tema gráfico – neste caso, formas e padrões geométricos.

08. Defina um esquema de cores

Definir um esquema de cores consistente (talvez usar os tons do logotipo da sua empresa) e/ou utilizar uma mesma família de tonalidades ou de temperaturas (cores frias ou quentes) ajuda a manter a coesão do seu design. Esta brochura de Evan Travelstead adere aos tons de azul e cinza sobre um fundo branco para obter um visual limpo e refinado.

09. Encare o espírito sazonal

Se você está projetando um panfleto para um feriado ou evento associado a uma determinada época do ano, aproveite e use imagens relacionadas à ocasião. Os observadores vão se conectar ao design imediatamente, por questões de familiaridade ou nostalgia. Este design do estúdio Digital Spaceusa renas e flocos de neve de uma forma elegante e retrô, sendo criativo em vez de clichê.

10. Leve o espaço em conta

Prestar atenção no espaçamento e no alinhamento é um passo importante no processo de design – responsável pelo êxito ou fracasso do seu projeto. Percebe como neste panfleto de Pashlov Egor, todos os ícones em vermelho possuem, aproximadamente, a mesma distância entre eles? Embora haja muita coisa acontecendo, tudo se encaixa muito bem, quase como peças de quebra-cabeça, sem que o visual pareça abarrotado.

11. Supere as expectativas

Quando foi a última vez que você viu cupons com ilustrações feitas à mão? Proporcionar ao seu design esse toque extra e pessoal, como Mel Larsen fez com este panfleto, certamente vai chamar a atenção do seu público e fazer com que essas pessoas tenham boa impressão de sua marca ou organização.

12. Deixe tudo mais rústico

Designs texturizados e com bordas um pouco rústicas podem se destacar em meio a todos os panfletos de visual perfeitinho que existem por aí. Tal como acontece com este design de Jack Daniel Bagdadi esculpido à mão usando a técnica block printing, alguns designs (assim como as pessoas) são mais atraentes e dinâmicos por conta de suas pequenas imperfeições.

13. Mostre o caminho

Pegue o que você aprendeu nas aulas de arte e use o conceito de linhas de orientação. Um truque comum de composição usado em arte e fotografia, as linhas de orientação são exatamente o que sugerem – elas orientam o olhar dos observadores até a parte da imagem na qual o artista deseja que o foco esteja. Neste design de Macrochromatic, as linhas diagonais das montanhas se cruzam com os lados dos triângulos vermelhos para formar setas que apontam para o nome da banda.

14. Conquiste pela imagem

Para designs que destacam fotografias, escolher imagens de alta qualidade e visualmente atraentes é uma obrigação. Neste panfleto publicitário, Jackie Lay torna as fotos o centro das atenções, utilizando imagens que levam os observadores para dentro das cenas.

15. Assuma riscos

Usar uma combinação de cores inesperada, como as cores verde-água e magenta combinadas neste panfleto de Joshua Benedikt, aumenta a probabilidade de que olhemos o design uma segunda vez em comparação a um design com uma combinação comum de tons. Não tenha medo de realizar experimentos com as cores – nunca se sabe o que pode parecer bonito até você experimentar!

16. Use cores escuras

Um esquema de cores predominantemente escuro com toques claros dá a qualquer projeto de design um glamour extra. Esta obra noir de Pretty/Ugly Design emite uma vibe misteriosa ao usar elementos pretos e brancos, e o vermelho acrescenta drama ao design.

17. Use o minimalismo

Quer que os observadores foquem no seu panfleto? Experimente um design minimalista. Há uma razão para grandes e bem-sucedidas empresas, como a Apple, incorporarem o minimalismo na estética de seus designs – é um estilo eficaz. Pegue esta série de panfletos de Barthelemy Chalvet como exemplo: o foco está em uma única imagem cercada, generosamente, por espaço negativo; o conteúdo só mostra o necessário; a fonte é simples e pura.

18. Inove

Se você realmente quiser criar uma apresentação criativa e inovadora, o papel é um suporte bastante versátil. Dobraduras inteligentes, partes móveis ou outros elementos interativos podem gerar um anúncio inesquecível, como este de Kelli Anderson. Ele usa uma forma simples de animação, conhecida como impressão lenticular.

19. Encontre o equilíbrio

Pode ser complicado garantir que os designs ornamentados sejam legíveis e montados adequadamente, mas tudo isso pode ser feito e proporcionar resultados impressionantes – veja, por exemplo, este panfleto ilustrado à mão de Joel Felix. Se você estiver pensando em criar um design de panfleto cheio de detalhes, um bom espaçamento, simetria e um fundo simples de uma única cor vão ajudar a equilibrar a obra.

20. Sobreponha elementos

Sobrepor diferentes elementos do seu design pode ajudá-lo a inserir mais informações no panfleto – e, de quebra, criar uma composição impressionante (só ganhos). Este design de Steve Wolf coloca vários elementos de design em camadas, incluindo texto, mantendo tudo legível. O resultado: um layout incomum e atraente.

21. Revisite o passado

Lembra daqueles panfletos com abas destacáveis que continham um telefone de contato – antes de termos celulares para nos lembrar dos números de telefone? Este conceito de panfleto por Glenn Jonesrevisita essa ideia com resultados divertidos. Quando você pode inserir senso de humor nos designs, eles se tornam mais memoráveis.

22. Seja artístico

Incluir elementos de design inspirados em artes tradicionais – pinturas abstratas, manchas de aquarela, pingos de tinta, desenhos com tinta ou outra coisa (real ou digital) – pode dar ao seu panfleto um aspecto supercriativo e personalizado. Este exemplo colorido do Dussk Design sobrepõe texturas diferentes da mesma família de cores de uma forma espontânea e enérgica.

23. Use bloco de cor

Deseja chamar a atenção para uma certa parte do seu design? Tente colocá-la sobre um bloco de cor, indicando assim, que essa é uma área importante; algo especialmente eficiente quando você usa uma cor chamativa, como vermelho ou amarelo. Neste exemplo de Rich Scott, a área vermelha destaca as informações principais: o nome da marca, o website e a palavra mágica FREE.

24. Ofereça um incentivo

Se você estiver criando um panfleto com o objetivo de fazer com que seu público tome uma determinada ação quando recebê-lo, é uma boa ideia oferecer um incentivo. Pode ser um cupom, um presente ou ambos, como neste panfleto de Blake Thomas. O design de Blake também tem algo a mais: ele combina azul com um laranja em tom dourado – azul e laranja são cores complementares (ou opostas no círculo cromático). Segundo artistas, essas combinações sempre proporcionam um contraste impactante; pense em vermelho e verde, roxo e amarelo etc.

25. Pense fora da caixa

Uma das melhores coisas sobre o panfleto é que você pode deixar sua criatividade correr solta. Claro, diferentes projetos vão ter diferentes diretrizes e exigências. Porém, se você tiver as rédeas da situação, use-as. A montanha de macacos verdes deste panfleto de Sander Legrand pode não ser a primeira ideia de ilustração que passa pela cabeça da maioria… mas sabe de uma coisa? Funciona.

26. Mantenha o design limpo

Uma abordagem limpa e organizada de design é sempre uma aposta segura. Este exemplo de Partho P. Foliamantém o design nítido através de uma fonte sem serifa moderna e formas geométricas bem definidas.

27. Faça experimentos com o layout

Ser criativo com o layout do seu design produz uma experiência visual mais interessante e faz com que mais pessoas percebam o seu panfleto. Por exemplo, este design de Oguzcan Pelit coloca o texto principal dentro de uma ilustração, como se o texto tivesse sido inserido à mão.

28. Mantenha-se fiel à tipologia

A tipografia é uma parte essencial de quase todos os panfletos. Mas o próprio texto pode ser o único elemento do design e funcionar bem. A tipologia ousada deste cartaz de teatro clássico, criado por Paula Scher, consegue chamar a atenção por conta própria.

29. Use ângulos

Linhas diagonais ou anguladas sempre tornam o layout mais dinâmico, especialmente quando se trata de texto. É um visual diferente daquele com palavras em linhas retas que estamos acostumados a ver – por isso, destaca-se. Este panfleto do estúdio The Tenfold Collective coloca tudo na diagonal para obter um bom efeito (observe o nítido alinhamento).

30. Evoque familiaridade

Quando você usa imagens que são familiares ou significativas para o seu público, você cria uma conexão instantânea com essas pessoas e toca seus corações. Este panfleto criado pela In-Vision Promotions, projetado para se parecer com uma foto de Polaroid, pode trazer boas lembranças de momentos de diversão com amigos ou férias felizes para pessoas de certa idade.

31. Use sua esperteza

Imagens inteligentes ou trocadilhos fazem um panfleto se tornar, instantaneamente, memorável, chamam a atenção e estimulam a mente. Tome este panfleto de PixelGreco como exemplo: o que simboliza melhor uma festa de verão retrô do que um picolé de K7 derretendo?

32. Repita, repita, repita

Usar repetição em seu design pode ajudar a fazer com que sua mensagem seja recebida e compreendida com mais rapidez. Mas a repetição não precisa ser chata. Neste exemplo, Tobias Tietchen faz com que os detalhes de cada imagem repetida sejam um pouco diferentes.

33. Brinque de esconde-esconde

Ocultar partes do seu design por trás de outras partes não só proporciona profundidade e torna o layout interessante, mas também faz com que as pessoas queiram conferir mais de perto o seu panfleto. Veja como o texto é trançado nos saxofones deste panfleto de P. Von Haggen.

34. Seja pessoal

Tente dar ao seu design um toque pessoal, como o uso da caligrafia neste panfleto de Sofia Copello. Isso faz com que as pessoas lembrem que o panfleto vem de um ser humano que se importa, não de uma corporação qualquer.

35. Seja “materialista”

Panfletos podem ser impressos em, praticamente, qualquer coisa. Quer ser realmente criativo? Tente imprimir seu design em um material incomum, como em papel reciclado ou feito à mão – ou se o orçamento permitir, em algo mais diferenciado, como Robert Hellmundt fez com este panfleto de madeira cortado a laser.

36. Mapeie um evento

Vai promover um evento que irá acontecer em um lugar interessante ou icônico? Inclua um mapa como parte do design. Pode ser um mapa prático ou mais abstrato, como este panfleto de Parliament of Owls.

37. Comece a contar

Se você estiver trabalhando em um panfleto que enfatiza datas, horários ou outras informações numéricas, tente fazer com que os números sejam o centro da atenção, como Hype & Slippers fez nesta série de panfletos.

38. Deixe-se levar

Nem todos os designs devem estar perfeitamente alinhados e ordenados. Os designs de fluxo livre também podem funcionar, especialmente quando esse estilo se adequa à finalidade, como este panfleto de Miguel Sarabua, que destaca a tipografia feita à mão.

39. Dê um passo para trás

Às vezes, o design fala por si… se o deixarmos falar e não pensarmos demais no processo de criação. Este panfleto de Hilen Godoy é ilusoriamente simples – contém apenas algumas letras e uma fotografia inserida de maneira criativa –, mas transmite sua mensagem. Adicionar outros elementos de design poderia estragar essa simplicidade elegante.

40. Risque e rabisque

Talvez você tenha sido uma daquelas crianças que sempre rabiscavam durante a aula. Por que parar agora? Designs escritos ou desenhados à mão, como este de Funny Fun with Guillaume, proporciona aos panfletos uma sensação pessoal e casual.

41. Escolha uma coisa só

A escolha de uma única imagem para se destacar em seu design proporciona um direcionamento ao panfleto, bem como oferece um ponto de partida para desenvolver o restante do design. Essa técnica também funciona bem em séries, como Ali Rahmoun fez aqui.

42. Espalhe alegria

O uso de cores fortes e alegres e de gráficos amigáveis é uma maneira simples de levantar o moral do seu público. Esta arte deNadia Auton parece bastante acolhedora, o que é apropriado para um panfleto de turismo.

43. Use coisas fofas

Crianças e bichos (especialmente filhotes fofos) nunca falham quando o assunto é chamar a atenção. Coloque um deles (ou ambos) em seu panfleto, e você vai gerar interesse instantâneo. Amit Das utilizou um cachorro Golden Retriever neste panfleto.

44. Pise em terreno arenoso

Uma textura arenosa e bacana dá personalidade e um certo ar atemporal a qualquer design, funcionando tanto com textos quanto com elementos gráficos. Este panfleto de evento, criado por Max Ayalla, usa vários tipos de textura para garantir uma autêntica sensação vintage.

45. Volte ao básico

As cores primárias (vermelho, amarelo e azul) formam uma combinação básica, com a qual você pode contar quando estiver em dúvida sobre utilizar cores mais complexas. Aqui, Micaela Carella combina as três cores primárias com um verde-água claro.

46. Teste uma tendência

Tendências de design vêm e vão, e algumas são melhores do que outras. Uma tendência que você deve ter notado recentemente é o uso da hero image – uma imagem grande, que se estende ao longo da largura de um design. Esse tipo de imagem pode preencher toda a tela de uma página de internet ou servir como um banner impactante no cabeçalho de um panfleto, como neste de Tremis Skeete. O texto, geralmente, é sobreposto à imagem.

47. Use linhas

Linhas podem ser usadas de várias maneiras úteis em um design – para enquadrar, enfatizar, separar etc. Este panfleto do Will Tyllos destaca contornos e linha que formam uma ilustração.

48. Enquadre suas coisas

Enquadre a parte do seu design que você deseja destacar. Um enquadramento pode ser um simples retângulo, um círculo ou algo mais elaborado, como os círculos concêntricos e raios de sol que cercam o título deste panfleto de Henry Hu.

49. Mostre a cara

Nós buscamos e analisamos rostos naturalmente. Incluir um rosto no seu design (ou mesmo a sugestão de um rosto, como o cavalheiro que usa monóculo e fuma cachimbo neste panfleto de Masaomi Fujita) pode ajudar o público a se identificar com a mensagem do panfleto.

50. Volte à natureza

Flores, árvores, pôr do sol e outras maravilhas da natureza são apreciadas por todos. Inserir uma imagem orgânica ou inspirada na natureza em seu design, como a ilustração deste panfleto de Multia, pode atrair muitas pessoas.

Então, o que podemos tirar de todos esses exemplos? Vamos dar uma olhada em alguns conceitos básicos:

  • Tipografia: há inúmeros estilos de fonte, mas não deixe de escolher um (ou mais, porém não muitos) que se adeque ao propósito e/ou ao tema do seu panfleto – e que seja suficientemente legível.
  • Layout: preste muita atenção em questões como alinhamento, espaçamento e balanço ao criar o design do seu panfleto. São essas coisas que diferenciam um produto final bem-acabado de um design confuso e desordenado.
  • Cor: quando estiver com problema para escolher um esquema de cores, consulte o círculo cromático. Cores complementares (opostas), temperaturas de cor (quente ou fria) e outros conceitos de inspiração artística podem ajudar na escolha de uma paleta de cores coesa. Lembre-se de que as cores podem influenciar o humor e a percepção, então assegure-se de que suas cores sejam compatíveis com a intenção do panfleto.

Fonte: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/50-exemplos-de-panfleto-brilhantes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página